quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O dom do conselho, sabedoria de Deus

“Mas, ao lado de vós, está a sabedoria que conhece vossas obras: ela estava presente quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às vossas ordens.Fazei-a,pois, descer de vosso santo céu, e enviai-a do trono de vossa glória, para quer, junto de mim, tome parte em meus trabalhos, e para que eu saiba o que vos agrada.” Sab 9, 9-10
Em 25 de outubro de 1978, no início de seu pontificado, o então Papa e agora Beato João Paulo II diz na sua audiência geral: “Eu, que hoje vos estou falando como Papa, pergunto a mim mesmo, que devo fazer como novo Papa para agir com prudência? Quem governa deve ser prudente, deve aprender a meditar incessantemente sobre os problemas, mas acima de tudo, deve orar e procurar ter o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. Todos os que desejam que o novo Papa seja pastor prudente da Igreja,implorem o dom do conselho para ele. E também para si mesmos peçam este dom pela intercessão especial da Mãe do Bom Conselho.”
Todos nós somos chamados a governar em diferentes graus e medidas. Aqueles que são pais e mães governam sua casa e a educação dos filhos, os profissionais administram seu trabalho, os que estudam precisam administrar seus estudos, todos nós, independentemente do que fazemos, precisamos administrar diferentes áreas de nossa vida pessoal, familiar, profissional, missionária.
O Beato João Paulo II nos dá um ensinamento bonito e muito útil: devemos governar com prudência, uma característica da sabedoria. Para governar com prudência duas coisas são necessárias:
1) Meditar sobre os acontecimentos, refletir sobre eles. Estendendo um pouco esse pensamento, podemos dizer que não devemos nos abstrair dos problemas, fingirmos que está tudo bem e seguir vivendo como se nada fosse. É preciso pensar, ponderar, refletir. Pensar sobre quando começou o problema, o que poderia tê-lo ocasionado, o que já foi feito para solucioná-lo e tudo o mais que o fato de refletir for suscitando.
2) Mais importante do que refletir, porém, é orar e pedir o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. O dom do conselho derrama a sabedoria divina sobre o nosso pensamento. O dom do Conselho ilumina os fatos e os acontecimentos com a luz de Cristo, isto é, a luz da verdade, a luz do amor, a luz da justiça. Quando os problemas são resolvidos com a sabedoria de Deus todos os envolvidos são edificados, Deus opera para que tudo concorra para o bem.
E por fim, o Beato João Paulo II, que foi nosso tão amado e querido Papa por 27 anos e cuja sabedoria ficou marcada no coração da história do mundo, nos dá esta preciosa sugestão: “Peçam o dom do conselho pela intercessão de Maria Santíssima sob a invocação de “Mãe do Bom Conselho.”
Que nós possamos colocar em prática em nossas vidas o que aprendemos de alguém que sempre soube enfrentar todas as circunstâncias difíceis e dolorosas dando testemunho de fé, sendo exemplo de amor e da mais alta medida de dignidade humana e cristã.
Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!
Maria Beatriz Spier VargasSecretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Vem aí o Vinde Vede 2011




A Renovação Carismática Católica é uma graça para a Igreja, surgida a partir do Concílio Vaticano II como um novo Pentecostes. Tem como identidade o Batismo no Espírito Santo e a vivência dos Carismas. Tudo começa como uma pequena centelha, que com a força do Espírito se propaga nos cinco continentes.


No Brasil a RCC é uma expressão eclesial evangelizando através dos grupos de oração, encontros e congressos. Presente em 256 Dioceses com cerca de 60.000 grupos de oração com a participação de mais de 8 milhões de pessoas. Impelidos pelo Espírito Santo e lançando as redes, conforme o próprio Jesus pediu.

Impulsionada pelo Espírito Santo, a RCC tem como missão, no mundo onde as incertezas e desafios crescem rapidamente, evangelizar com renovado ardor missionário a partir do batismo no Espírito Santo, lançando as redes, formando em unidade e serviço o povo de Deus, e torná-Lo conhecido como a verdadeira razão que nos une ao Pai do céu e nos capacita para sermos testemunhas de seus prodígios e ação vivificadora.


Vivemos numa época marcada pelo descartável e pelo imediato. A juventude está exposta a todo tipo de apelos. Como ajudá-los a enfrentar todos os apelos e mesmo a imensa pressão existente na nossa sociedade para o consumo de drogas? Esta é a verdadeira questão: Como diminuir os apelos da cultura aditiva e da cultura de violência que caracterizam a sociedade atual? Às tantas violências as quais os jovens estão expostos no seu percurso cotidiano: a violência da mídia que transmite informações enganosas e trazidas pelos seus próprios ídolos; a violência da falta de controle na compra das drogas lícitas, como o cigarro e o álcool.


O Vinde e Vede tem como objetivo principal levar ao coração do homem a certeza do amor de Deus, por meio de palestras, louvor e adoração.

Entendemos que essa seja uma grande chance de reunir em um só lugar, tantas pessoas de realidades diferentes, aproximadamente 5.000 pessoas durante os dois dias, a fim de buscarmos um único propósito: pregar uma consciência concreta de que podemos mostrar algo ainda desconhecido na maioria da sociedade, o amor de Deus.