sexta-feira, 16 de março de 2012

Seminário de Vida no Espírito Santo - 6ª Semana

SENHORIO DE JESUS

A sexta semana contou novamente com a participação da irmã Josi da Comunidade "Arca da Aliança" e apresentou o tema "Senhorio de Jesus".


Ef 2,1-9 – "Vós estáveis mortos por causa das faltas e pecados que cometíeis.Outrora vivíeis nessas faltas e pecados, seguindo o modo de pensar deste mundo, seguindo o príncipe do poder do ar, o espírito que agora age nos homens desobedientes. Antigamente também nós andávamos como eles, submetidos aos desejos da carne, obedecendo aos caprichos do instinto e da imaginação; como os outros, éramos, por natureza, merecedores da ira de Deus.Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,deu-nos a vida juntamente com Cristo, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas. Fostes salvos pela graça! Na pessoa de Jesus Cristo, Deus ressuscitou-nos e fez-nos sentar no Céu. Assim, com a sua bondade para connosco em Jesus Cristo, Ele quis mostrar para os tempos futuros a incomparável riqueza da sua graça. De facto, fostes salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vós, mas é dom de Deus. Isto não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho." texto que relata nossa salvação. Esta passagem é como um resumo do que vimos na pregação anterior.

Jesus por amor se entrega e doando sua vida sem nenhuma reserva nos salva da morte. Dá nos a vida eterna.

b.2) Fil 2,5-11 – "Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo: Ele tinha a condição divina, mas não Se apegou à sua igualdade com Deus.Pelo contrário, esvaziou-Se a Si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-Se semelhante aos homens. Assim, apresentando-Se como simples homem, humilhou-Se a Si mesmo, tornando-Se obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso, Deus O exaltou grandemente, e Lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que, ao Nome de Jesus, se dobre todo o joelho no Céu, na Terra e sob a Terra;e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
" texto onde mostra que Jesus Cristo é Senhor.

A maneira misericordiosa que Jesus encontrou de nos salvar foi vindo ao mundo na condição humana, e vivendo a obediência ao Pai. Sua ação foi forjada na humilhação, na obediência. O texto termina dizendo “toda língua confesse para glória de Deus pai que Jesus Cristo é Senhor”(Fil 2,11)

Povo Judeu
No dia mais Santo do ano, um sumo sacerdote levando sangue de vitima, passava pelo véu do templo, entrando no “Santo dos Santos” e ali, sozinho pronunciava o Nome Divino. Depois durante todo o ano ninguém mais pronunciava este nome. Eles substituíam por ADONAI que significa Senhor.

Povo Cristão
Conforme aprendemos em Hebreus 4,14 “nós temos um sumo sacerdote que atravessou os céus, Jesus, Filho de Deus”. Ainda em Hebreus 9,12 “entrou uma vez para sempre no santuário, não com o sangue de bodes e novilhos ma com seu próprio sangue”.
Ao dizer Jesus Cristo é o Senhor, estamos unindo céu e terra. Estamos dizendo que Jesus é aquele que governa minha vida, Ele é meu dono. Proclamo o domínio de Jesus em minha vida.
Somente quem passou por uma experiência pessoal com Jesus Cristo consegue proclamar que Jesus é Senhor. Exemplo – São Paulo.

Senhor é o Nome Divino de Deus. Deus era “Deus é Pai”, antes que existisse o mundo, mas não era Senhor. Torna-se Senhor a partir do momento que existe criaturas sobre as quais exerce seu domínio.
Na frase “Jesus é o Senhor” existe dois eventos fundamentais – JESUS MORREU POR NOSSOS PECADOS, RESSUSCITOU PARA NOSSA JUSTIFICAÇÃO, POR ISSO É SENHOR.

Rom 10,9 – “Se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor e creres com tu coração que Deus o ressuscitou dos mortos serás salvo.”

Nos evangelhos vemos que quando os demônios se referem a Jesus, dizem que Ele é o Filho de Deus, o Santo de Deus e nunca diz que Jesus é Senhor. Dizer que é “filho de Deus” é reconhecer um fato que na verdade não depende dele e que nada muda para os demônios. Agora dizer que Jesus é Senhor implica em decisão pessoal, reconhece-lo como tal, sujeitar-se ao seu Senhorio, é dizer que Jesus é a razão de sua vida, que eu vivo para Ele, aceitar livremente o seu domínio. Dizer que Jesus Cristo é Senhor é dizer que serve a Ele, que é submisso a Ele. Isso jamais o demônio vai fazer, porque ele já negou Jesus.

b.3) 1Cor 12,3
ninguém pode dizer que Jesus Cristo é Senhor senão sob a ação do Espírito Santo.

b.4)O que fazemos para reconhecer este Senhorio.
Para reconhecer este Senhorio é necessário crer que Jesus é Messias...enviado do pai par nos salvar. Jesus mesmo confirma isso: “Vós me chamais de Mestre e Senhor e Eu o Sou.” (Jo 13,13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, sugestão, pedido de oração ou agradecimento. Deus abençoe!